top of page
  • Foto do escritorAEDER-PR

[AEDER-PR] PRESIDENTE DA AEDER MINISTROU PALESTRA NO 1º CONGRESSO PARANAENSE DE ENGENHEIROS CIVIS


Fotos: Renato Meirelles

 

No dia 18 de agosto o Presidente da AEDER Eng. Civil Júlio Cesar Vercesi Russi, ministrou uma paletra no 1º CPENC.


"Por meio de exemplos práticos, ele trouxe para o evento, tipos de pavimentos, como surgem as patologias, defeitos funcionais e estruturais e técnicas de restauração.


Disse que para restaurar pavimentos com problemas funcionais as técnicas mais usadas são a lama asfáltica, tratamento superficial simples ou duplo, microrrevestimento asfáltico, concreto asfáltico, mistura para camada porosa de atrito, misturas descontínuas delgadas e reciclagem. “Cabe lembrar que essas técnicas são empregadas quando são verificados problemas funcionais”, afirmou.


Acentuou que quando existe o comprometimento estrutural do pavimento, as alternativas de restauração devem ser soluções que restabelecem uma condição aceitável através da incorporação de novas camadas à estrutura e ou tratamento de camadas existentes. “Os tipos de revestimentos geralmente utilizados como recapeamento são o concreto asfáltico, o SMA (stone matrix asphalt) desenvolvida na Alemanha como camada de rolamento para resistir a deformações permanentes em vias de tráfego pesado) e o pré-misturado à quente “, citou.


A técnica de fresagem é utilizada previamente à execução de camadas de recapeamento quando induz a redução da energia de propagação de trincas existentes no revestimento antigo pela reflexão através das novas camadas. “A possibilidade de reflexão de trincas em restaurações é um fator importante e deve ser considerada no projeto da restauração e adotadas medidas para sua minimização”, frisou.


Lembrou que a técnica de Whitetopping em pavimento de concreto tem muitas vantagens e pode ser aplicada em pavimento com qualquer grau de deterioração. “Necessita de uma mínima ou nenhuma preparação da superfície a ser restaurada. Devido à cor clara do concreto, garante economia com custos de iluminação”, observou. Completou que essa técnica de restauração também aumenta a segurança de trafegabilidade e, consequentemente, dos usuários, suporta tráfegos pesados e repetitivos, impede a reflexão das trincas e reduz a distância de frenagem em até 40%”. Pontuou que o Whitetopping tem sido aplicado em várias estradas brasileiras."


Fonte: http://www.abenc.org.br/sp/noticia/317/tecnicas-de-restauracao-de-pavimentos-em-destaque-no-1-cpenc



15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page