top of page

[AEDER-PR] O Presidente da AEDER participou da Discussão sobre repasse de ARTs na 77º SOEA

Discussão sobre repasse de ARTs é destaque na reunião do Cder Nacional

Participaram da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Entidades Regionais (Cder), nesta quarta-feira (5/10), representantes de entidades dos 17 estados que possuem Cder estadual. O encontro foi realizado para definir pautas de interesse das entidades de classe, com destaque para a discussão sobre o repasse dos recursos de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), vedado em 2015. “Estamos trabalhando para tentar uma alternativa para essa questão visando à sustentabilidade das entidades de classe, que são a base do Sistema”, ressaltou o coordenador do Cder Nacional, eng. amb. Luiz Guilherme Grein Vieira (Cder-PR).


O eng. seg. trab. Audenor Marinho de Almeida (Cder-PE), coordenador nacional adjunto, também participou da mediação da reunião que acontece em paralelo a 77ª Soea, realizada presencialmente em Goiânia, de 4 a 6 de outubro.


A criação de um grupo de trabalho para apoiar Cders a elaborarem ou atualizarem seus regimentos durante o ano de 2022 com vistas a harmonizar os estatutos dos partícipes do Fórum Nacional foi também tema da pauta do encontro.



“Entendo que o ideal seria recomendar uma reforma dos regionais, mas isso levaria um tempo. Acredito que valeria agora um esforço para adaptar o regimento, principalmente para contemplar que não precisa ser presidente de entidade para coordenação do Colégio Nacional, precisando apenas já ter sido eleito para coordenação estadual ou presidente de entidade indicado pela regional”, sugeriu eng. sanit. amb. Vinícius Ragghianti, coordenador do Cder-SC.


O item 4 da pauta da reunião contemplou o acompanhamento das propostas aprovadas na última reunião durante o Encontro de Líderes, promovida no início deste ano. Foi dado andamento a temas como organizar o webinar de capacitação dos Cders, a atualização de estatutos das entidades promovendo a participação de empresas públicas e privadas nas associações, a sugestão aos Creas de editais de patrocínio e não somente de fomento, como tem ocorrido em alguns Regionais, entre outros.


Ao final da reunião, foi aberto espaço para compartilhamento de boas práticas dos colégios estaduais.


Reportagem: Janaína Laurindo (Crea-SC)

Edição: Julianna Curado (Confea)

Equipe de Comunicação da 77ª Soea

Fotos: Juliana Nogueira Fotografia/Confea


Fonte: https://www.confea.org.br/discussao-sobre-repasse-de-arts-e-destaque-na-reuniao-do-cder-nacional

34 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page